terça-feira, 2 de março de 2010

Lição de Casa de Fevereriro - Os Filhos de Anansi - Neil Gaiman

A minha lição de casa de Fevereiro foi de certo modo muito fácil , digo facil porque é um autor de quem eu sou fã e ele ja entra com o jogo ganho. Filhos de Anansi - Neil Gaiman. Nem vou ficar aqui escrevendo mais linhas sobre o que todo mundo ja sabe. Neil Gaiman é um extraordinario contador de histórias.
E dessa vez não foi diferente, Gaiman conta a história de Anansi , O Deus Aranha. Eu sempre ouvi histórias sobre a criação de deuses e criação de histórias e o nessa caso ele conta a história de um Deus da Africa ocidental , na origem de quase todas as histórias que a gente conhece , quase como uma criação do mundo. E nesse caso é o Anansi, Deus Aranha , assim como a aranha de verdade , ele vai tecendo a sua teia e com isso vai criando as suas histórias que misturam a realidade com os sonhos. Só que o problema é que Anansi é um deus traiçoeiro , daqueles que voce não pode confiar, e como o próprio Gaiman confirma , existem muitas histórias sobre Anansi , em algumas ele vence e em outras não , mas no final todas as histórias são de Anansi.
Charles "Fat" Nancy é um americano que mora na Inglaterra e que não tem exatamente o melhor emprego do mund
o , trabalha em uma empresa de contabilidade e não é nem um poucp feliz com isso. Mas tudo bem , ele tem uma namorada, Rosie, com quem pretende se casar mesmo com uma sogra que o odeia. Mas o grande trauma na vida de Charles é seu pai , de quem ele tenta manter a maior distância e tenta esquecer a infância traumatica onde foi "humilhado" inumeras vezes por seu pai. Segundo Charles seu pai consegue encontrar infinitas formas de acabar de envergonha-lo.
Só que ele é pego de surpresa com a noticia da morte do seu pai e com isso a vida de Charles começa a mudar , primeiro com a viagem que tem de fazer de volta pra "casa". La ele vai descobrir que não esta tão sozinho como ele pensa ... E com isso a sua vida vai mudar completamente.
Sempre me fascinou essa idéia de criação de histórias. E aqui Gaiman trata disso , os mitos das criações , histórias sobre aves , macacos , tigres que estão presentes no nosso inconsciente , que falam sobre todos os tipos de exemplos , sejam eles bons ou ruins.
E Anansi é o mais fascinante de todos , a forma como ele sempre tenta sair bem , ou até mesmo quando ele vai muito mal, é divertidissima. E me fez pensar em diversos contos de fadas e historias que de certa forma contam histórias sobre Anansi.
Ao mesmo tempo que ele vao contando a "história original" , aos poucos voce vai vendo outras histórias paralelas a ela , sempre que uma parte começa a ficar meio devagar , ele muda e voce esta sorrindo novamente e se perguntando onde esta Charles "Fat" Nancy .
NO meio de todas essas histórias existe um outro laço muito importante : A dificil relação entre pais e filhos. Como é dificil conviver em familia.

Gaiman esta com um texto cada vez mais elegante e envolvente , que vai te deixar com vontade de passar mais tempo em sua companhia e pedir pra ele te contar uma história.

by

Rafa

ps. Lição de Março é hiper ambiciosa : Os Irmãos Karamazov !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Uma vida Iluminada