segunda-feira, 28 de junho de 2010

GRUPO C

Grupo C -

Argelia

2 nomes me vem a cabeça quando penso na Argelia .

1 – Na literatura .
O grande destaque e capitão do time . Albert Camus ( vencedor do Nobel ) , escritor inquieto e humano autor de livros inesquecíveis como “O Estrangeiro” ( Incrivel ! ) , “A peste” e “ O Primeiro Homem “. Parece saber que é o único que se salva numa seleção medíocre e até por isso não parece se preocupar muito com o futebol.

2 - No futebol
O único nome que me vem a cabeça é : Zinedine Zidane . Esse todo mundo conhece , mas na verdade ele jogou na seleção da França. Droga , essa era a única coisa boa que eu tinha a falar desse time.
Veio a passeio.

Eslovenia

Tive uma grande dificuldade com os times do leste europeu.
Com a Eslovenia não foi diferente e tive que me esforçar pra lembrar de um nome , e o Maximo que eu consegui não foi exatamente alguém da literatura e sim da parte mais teórica , o filósofo Slavoj Zizek , sociólogo e escreve sobre temas como Lenin, ciberespaço, pós-modernismo, pós-Marxismo ou Alfred Hitchcock e muito mais. Obviamente é o Libero é o capitão desse time.
No futebol, os tmes do leste sempre tiveram uma característica bem especial : um toque de bola finadissimo e um camisa 10 habilidoso.
O único problema é que normalmente isso não é o bastante.

EUA

No futebol , eu tenho uma teoria : Acho que a seleção americana tem tudo pra ser campeã em pelo menos 20 anos . A evolução do futebol deles , é impressionante. Junto a isso , uma excelente estrutura e uma incrível noção tática, fazem deles uma promessa para o futuro. Passou em primeiro do grupo e podem ir ainda mais longe.
Dentro das linhas o verdadeiro Dream Team ( confesso que foi a seleção mais complicada de se montar , mas só pela parte boa ) , uma seleção incrível : Philip Roth , Truman Capote , Charles Bukowski ( escritor mais americano impossível , mas descobri que na verdade ele nasceu na Alemanha ! ) Henry Miller , Jack London, Herman Melville , John Steinbeck , Ernest Hemingway , F. Scott Fitzgerald , William Faulkner , Jonathan Safran Foer .
Dificil definir a posição de cada um. Muito talento , um time que só sabe jogar bonito.
Não sei quem pode ser o meu camisa 10 : William Faulkner ou Philip Roth . Complicado .
Favoritissimo.

Inglaterra

Grande nome dessa copa e dona de grandes autores , estilos e tendências , vem com muita experiência e uma boa safra com “novos” nomes.
Charles Dickens ( romancista impecável ), William Shakeaskeare , Jane Austen ( Adoro livro-mulherzinha-com-qualidade ! ) , George Orwell ( autor do Grande Irmão , 1984 , alem da Revolução dos Bichos !!) Aldus Huxley ( Livro que marcou muito a minha adolescência “Admirável Mundo Novo “ ),Lewis Carrol ( " ALice !!! ), Emily Bronte ( “Morro dos Ventos Uivantes” ), Ian McEwan ( “Reparação” é bom um tanto tão grande , com um final arrebatador . Acho que preciso de um post especial somente para poder falar o quanto eu gosto desse autor ) Nick Hornby ( Acabei de ler “Juliet , Nua e Crua “ e ele melhorou ainda mais , um dos meus autores favoritos no mundo ) , Neil Gaiman ( Só uma palavra : Sandman. ) e o maior nome desse time , o Pelé das letras : J.R.R. Tolkien !
Um time que vem pra brigar pelo titulo , são tantos talentos jogando juntos que não existe uma posição definida pra cada jogador. É o verdadeiro carrossel inglês, jogando em todas as posições possíveis. Time que encanta .

No futebol de verdade , uma das minhas maiores decepções. Não adianta nada ter um trio tão talentoso como Rooney , Gerrard e Lampard e ao mesmo tempo ter Defoe e o horroroso Calamidade James no gol .

Esse sem duvida é o verdadeiro grupo da morte.

by

Kalebs


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grupo B

Agora o grupo B :

Argentina .
Conhecemos bem , Tem que respeitar sempre . Ainda mais agora com o melhor do mundo Messi num time ofensivo e rapido com Di Maria , Tevez e o oportunista Higuain ( que seria reserva no meu time ideal, o titular ? Pallermo !!! ) , sob o comando de Veron , este sim , um verdadeiro craque. Precisa comprovar dentro de campo todo esse favoritismo , não consegue brilhar em copas há quase 24 anos.
Dentro das linhas , um time brilhante que não precisa provar nada a ninguém. Tem no time escritores fantásticos que já inspiraram e ainda inspiram escritores de todos os lugares do mundo . É um ótimo exemplo de um time que mescla a experiência com a juventude ( Alan Pauls e Rodrigo Fresan ). Vem com uma formação ofensiva com 6 no meio , são eles Rodrigo Fresan ( promissor , “Os Jardins de Kensington ) , Juan Jose Saer ( se lembre da trupe maluca dele no livro “ As Nuvens ) Alan Pauls ( “ O Passado” ) Leopoldo Lugones ( O mais velho do time que inspirou muito Borges no começo da carreira ,” Força Estranha” ), Tomas Eloy Martinez ( ótimo escritor , que de certa forma ajuda a entender um pouco da história moderna Argentina , “Evita” ) e o cérebro do time , autentico camisa 10 Julio Cortazar ( Genial . “Historia de Cronopios e Famas “ , “Jogo da Amarelinha” E uma ótima informação , esta saindo pela Alfaguara Espanhola , um "Novo" Cortazar , com um material inédito !!! Fiquei até emocionado em saber disso).
No Ataque 2 atacantes incríveis que foram amigos durante toda a vida e chegaram até a escrever alguns livros juntos , Jorge Luis Borges e Bioy Casares .
Joga bonito e vem como um dos grandes favoritos , dentro e fora dos campos.

Nigéria

Seleções africanas se repetem em todas as copas . Muito talento , mas falta disciplina pra transformar a força e essa habilidade em vitórias e quem sabe , títulos.
Como se viu no jogo com a Grecia onde um jogador nigeriano agrediu de forma infantil o jogador da Grecia , mesmo fora do gramado.
A grande representante na escrita é a jovem Chimammanda Ngozi Adichie , autora do livro “Meio sol amarelo” , que veio ao Brasil recentemente falar sobre o seu livro ( Flip 2008 ) , que mistura um pouco de vida real a ficção , mas ao mesmo tempo envolvente e muito sensível, alem de contar de uma maneira muito clara a história recente da Nigéria , país que infelizmente é marcado por corrupção e uma guerra civil ainda na decada de 60 . Belissimo Livro.
Ela também esta presente em uma lista da revista “The new Yorker “ , sobre 20 autores ou talentos abaixo dos 40 anos.
Pena que não tem grandes esperanças .

Grecia

A influencia dos gregos no mundo ocidental é imensa. Talvez nem seja possível pensar no mundo de hoje sem essa influencia. Na Escrita vai com o time mais experiente de toda a copa Aristotales , Platão, Euripedes, Sofocles e Socrates .
Muita conversa , filosofia pra La e pra Ca , mas na hora que interessa mesmo , acabam ficando de fora da ação .
Dentro do campo , uma seleção limitada que conseguiu sua primeira vitoria em copas .
Chances remotas .

Koréia do Sul

Dentro dos campos uma seleção muito rápido com alguns jogadores de destaque com o meia Park Jin Sun , jogador do Manchester United.
Infelizmente , a pessoa que escreve aqui do outro lado não conhece nada da Literatura Sul-Koreana . Seria fácil pesquisar no googlie e colocar qualquer autor aqui , mas a idéia são de autores que eu conheço de verdade.

Amanhã tem o grupo C, com talvez duas das maiores seleçoes de todos os tempos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa entre escritores

Uma idéia me “incomoda” há pelo menos 10 dias . Estou acompanhando freneticamente a copa do mundo que já chega na sua reta final e eu fiquei imaginando em confrontos imaginários entre os meus autores favoritos. E porque não uma copa entre escritores ?
Nos próximos dias eu vou apresentar cada grupo com os destaques de cada time , pelo menos dentro das linhas. E depois os classificados para as oitavas de final.
Os critérios não são muito claros , já que essa Copa só existe mesmo na Kalebelandia.

Africa do Sul

A Africa do Sul , dona da casa , seu povo conhecido como simbolo de muita festa e da alegria contagiante tem como representante e maior destaque alguem que não quer saber de nada disso. J.M.Coetzee ( autor do fabuloso "Desonra" ) , vencedor do Nobel de 2003 , não parece ser uma pessoa que gosta de alguma festa/copa/festival , ou ao menos sorrir , como pudemos conferir na passagem dele pela FLIP 2007. Mas no que realmente interessa , joga sério e preciso. Vem como Favorito .
Dentro das quatro linhas , inspirado pela torcida , muita vontade , velocidade .

Mexico

Dentro dos campos , sempre presente na copa do mundo. Mas nada alem disso . Nunca conseguiu algum resultado expressivo . Até aparece algum jogador de destaque ( Como Giovani dos Santos ou o Vela ), mas acaba ficando sempre na mediocridade. Ainda faz parte desse grupo de jogadores o “experiente” Blanco ( que já era “experiente” quando eu consegui acompanhar a minha primeira copa do mundo em 1998 ! )
Nas linhas vai com a experiencia de Octavio Paz , poeta vencedor do Nobel , Carlos Fuentes , Sergio Pitol , e o polemico Mario belatim , que já avisou que vai jogar com o sua fantasia de Capitão Gancho.
Mas o grande destaque desse time só escreveu 2 livros , ou 1 livro e uma novela , não sei . Juan Rulfo , que alem de jogar nessa seleção mexicana também joga na grande e gloriosa seleção dos Não-Autores ( para saber mais , “Bartelby e Companhia – Enrique Vila-Matas ) . Juan Rulfo é o grande destaque do time .

França

Se no futebol a França esta longe de convencer , na literatura tem uma das seleções mais fortes e competitivas com direito até alguns bons jogadores na reserva . Vamos ver a escalação da França que joga com um 3-5-2 ofensivo :
No Gol , Victor Hugo .
No meio da zaga , o casal mais famoso do seculo xx , Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir e pra fechar a zaga jogando de Libero , um autor "empolgante" , Marcel Proust.
O Meio de campo vem com Stendhal , Andre Gide , Baudelaire , Júlio Verne e como capitão e o grande articulador do time , Gustave Flaubert .
No ataque Antoine de Saint-Exupéry ( desculpem , mas eu gosto ) e Martin Page ( que teoricamente jamais estaria nesse time , mas , tem que existir algum tipo de revelação que pelo menos esteja vivo !! ) .
Alem dessa seleção , os reservas não ficam muito atras : Alexandre Dumas , Raymond Queneau , Honoré de Balzac, Paul Valéry e David Foenkinos ( que esta nessa lista por ter escrito um livro chamado " Quem se lembra de David Foenkinos" !!! ) .

Uruguai

Guarda muitas semelhanças entre a literatura e o futebol. Ja foram gigantes no passado mas no presente tentam reencontrar a glória perdida. A Celeste vem pra campo com um trio inspiradissimo, com Eduardo Galeano ( autor do classico "AS Veias Abertas da America Latina" ) na ponta esquerda , e o maravilhoso Mario Benedetti jogando na ponta direita e fazendo a ligação entre os dois pontas o genial Onetti.
Um time classico .
Dentro das quatro linhas : muita garra , vontade e um atacante inspiradissimo , Pablo Forlan.

Amanhã tem mais : Grupo B !!

by

Rafael Kalebe

Uma vida Iluminada