quinta-feira, 24 de junho de 2010

Copa entre escritores

Uma idéia me “incomoda” há pelo menos 10 dias . Estou acompanhando freneticamente a copa do mundo que já chega na sua reta final e eu fiquei imaginando em confrontos imaginários entre os meus autores favoritos. E porque não uma copa entre escritores ?
Nos próximos dias eu vou apresentar cada grupo com os destaques de cada time , pelo menos dentro das linhas. E depois os classificados para as oitavas de final.
Os critérios não são muito claros , já que essa Copa só existe mesmo na Kalebelandia.

Africa do Sul

A Africa do Sul , dona da casa , seu povo conhecido como simbolo de muita festa e da alegria contagiante tem como representante e maior destaque alguem que não quer saber de nada disso. J.M.Coetzee ( autor do fabuloso "Desonra" ) , vencedor do Nobel de 2003 , não parece ser uma pessoa que gosta de alguma festa/copa/festival , ou ao menos sorrir , como pudemos conferir na passagem dele pela FLIP 2007. Mas no que realmente interessa , joga sério e preciso. Vem como Favorito .
Dentro das quatro linhas , inspirado pela torcida , muita vontade , velocidade .

Mexico

Dentro dos campos , sempre presente na copa do mundo. Mas nada alem disso . Nunca conseguiu algum resultado expressivo . Até aparece algum jogador de destaque ( Como Giovani dos Santos ou o Vela ), mas acaba ficando sempre na mediocridade. Ainda faz parte desse grupo de jogadores o “experiente” Blanco ( que já era “experiente” quando eu consegui acompanhar a minha primeira copa do mundo em 1998 ! )
Nas linhas vai com a experiencia de Octavio Paz , poeta vencedor do Nobel , Carlos Fuentes , Sergio Pitol , e o polemico Mario belatim , que já avisou que vai jogar com o sua fantasia de Capitão Gancho.
Mas o grande destaque desse time só escreveu 2 livros , ou 1 livro e uma novela , não sei . Juan Rulfo , que alem de jogar nessa seleção mexicana também joga na grande e gloriosa seleção dos Não-Autores ( para saber mais , “Bartelby e Companhia – Enrique Vila-Matas ) . Juan Rulfo é o grande destaque do time .

França

Se no futebol a França esta longe de convencer , na literatura tem uma das seleções mais fortes e competitivas com direito até alguns bons jogadores na reserva . Vamos ver a escalação da França que joga com um 3-5-2 ofensivo :
No Gol , Victor Hugo .
No meio da zaga , o casal mais famoso do seculo xx , Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir e pra fechar a zaga jogando de Libero , um autor "empolgante" , Marcel Proust.
O Meio de campo vem com Stendhal , Andre Gide , Baudelaire , Júlio Verne e como capitão e o grande articulador do time , Gustave Flaubert .
No ataque Antoine de Saint-Exupéry ( desculpem , mas eu gosto ) e Martin Page ( que teoricamente jamais estaria nesse time , mas , tem que existir algum tipo de revelação que pelo menos esteja vivo !! ) .
Alem dessa seleção , os reservas não ficam muito atras : Alexandre Dumas , Raymond Queneau , Honoré de Balzac, Paul Valéry e David Foenkinos ( que esta nessa lista por ter escrito um livro chamado " Quem se lembra de David Foenkinos" !!! ) .

Uruguai

Guarda muitas semelhanças entre a literatura e o futebol. Ja foram gigantes no passado mas no presente tentam reencontrar a glória perdida. A Celeste vem pra campo com um trio inspiradissimo, com Eduardo Galeano ( autor do classico "AS Veias Abertas da America Latina" ) na ponta esquerda , e o maravilhoso Mario Benedetti jogando na ponta direita e fazendo a ligação entre os dois pontas o genial Onetti.
Um time classico .
Dentro das quatro linhas : muita garra , vontade e um atacante inspiradissimo , Pablo Forlan.

Amanhã tem mais : Grupo B !!

by

Rafael Kalebe

2 comentários:

  1. Meu amigo...
    Se você estava comentando sobre a quantidade no meu, o seu a qualidade é indiscutível. Alias é um novo patamar de originalidade. Eu tiro o chapéu, o cabelo e a caspa para o senhor.
    Vou divulgar para todo mundo que acho que vai entender.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Original. Fiquei curiosa para saber como vc vai fazer o embate entre os participantes.
    sigo-te para descobrir
    abraços

    ResponderExcluir


Uma vida Iluminada