terça-feira, 28 de abril de 2009

Azul e Dura

Antes de falar de livros .
Estou tentando achar aquelas pequenas alegrias do mundo.
Hoje mesmo encontrei um olhar, um sorriso , um aperto de mão e um abraço.
Parece pouco mas elas fazem uma diferença enorme .
Algo necessário.
Pelo menos no meu Mundo.

Hoje , acho que como na maioria das vezes , ficou muito tocado com as coisas que eu estou lendo , então vou começar esse post com as minhas ultimas leituras :

Azul e Dura - Beatriz Bracher : Vou começar pelo último , acabei de termina-lo . Gostei muito , não tinha lido nada dela e semrpe fui muito curioso de como seria . Gostei muito , ela muda de tempo/pessoa sem se perder e não fica confusa nem nos seus momentos mais delirantes . Primeiro tenho que confessar o porque deu ter lido ela . Meu Amigo Daniels me encheu muito o saco , disse que é muito bom , que eu tinha que ler e tudo mais , então aqui estou eu . Ele disse que esse era o melhor dela , dai eu ja fiquei com o pé atrás , por que como vou ler os outros ??
Mas isso é só chatice minha . Ela escreve muito bem e mesmo a história não saindo muito do lugar , gostei . Pra quem nunca viu ai vai : Mariana , esta pasando umas férias nos Alpes Suiços pra esquecer uma separação ( que ainda machuca muito ) e um acidente de transito (?) matou uma menina com problemas mentais . Banal não? Mas ai é que esta o trunfo da autora . Ela ( mariana ) começa o livro escrevendo as próprias memórias pra tentar entender tudo o que aconteceu
"Na missa de sétimo dia uma tristeza sem tamanho me tomou, maiordo que nossa amizade, mesmo nossa amizade nos dias de Cego. Lembrei de mim, chorei por mim, pelo que não existiu , não prosseguiu .
Existiu e prosseguiu, percebo escrevendo. O cinema não continuou, nossas histórias tomaram a forma do mundo que achavamos pequeno e mesquinho. E ele sempre foi maior que nós e, tambem, foi nós. Quando lembro de mim antes do casamento, lembro de Claudia. Talvez porque ela não exista mais e me deixa sentir uma saudade funda do que foi sem o peso do que se tornou."

ps. adorei o titulo da beatriz .

Terminei essa semana o quadrinho que ainda vai sair pela Companhia das Letras

: Retalhos - E só uma palavra : Fantastico . Lindo , incrivelmente bem sedenhado , a história ótima , mostrando a dificil passagem da infância para a vida adulta . Irmão , pai, mãe, primeiro amor .
Escrevo mais quando ele sair oficialmente . Não vejo a hora , mas como é bom ler o original ...


Desonra - J.M. Coetzee _ Talvez esse seja um dos livros mais fortes que eu ja li . Adoro Philip Roth , mas o Coetzee acabou comigo . História de um professor universitário metido a conquistador que da em cima de uma aluna acaba sendo denunciado e expulso da faculdade .
E estranhamente ele não se defende alegando que um cachorro se defende por agir da forma que ele age ??
Sem moral nenhuma ( disgrace = desgraça ) ele vai ao encontro da filha num pedaço de terra no interior da Africa do Sul .
E ai que o livro fica , forte demais , quase intragavel .
Acontece uma serie de coisas que eu não vou escrever aqui , mas que são muito chocantes e a forma como ele descreve é inacreditavel .
Só que o que choca são as idéias , as reações das pessoas . Uma coisa muito puxada por essas coisas das tribos , do preconceito .
Muita coisa pra absolver .
Coetzee é muito economico nas palavras , mas preciso de um jeito que poucas vezes eu vi.
Livro Impressionante.
Não posso esquecer que quem ja tinha me indicado esse livro antes meu amigo Menezes.

Um comentário:

  1. Fiquei feliz por você ter descoberto meu blog, eu ia falar eventualmente mas eu mesmo me esqueço do blog de vez em quando. Só uma coisa, não repare que eu erro muito escrevendo na internet e não tenho saco de fazer correção gramatical. kkkkk.
    Ao ponto, eu li o antonio (ou segundo a ortografia oficila, agora pode ser antônio e antónio, porque a intenção é deixar tudo com uma grafia única não é? Palhaçada. Digressões a parte...)e achei muito bom agora, gostei da sua rsenha e vou acrescentar na minha listinha de coisas a ler antes de morrer.
    Que bom que acrescentei algo ao senhor, se vale outras dicas fique longe de Budapeste detestei, Cordilheira é o melhor livro que li nesse ano e estou n meio de o Filho da mãe, até o momento ótimo.
    Um abraço

    P.s. Que história é essa de ler antes de sair, com quem anda se relacionando?

    ResponderExcluir


Uma vida Iluminada