sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grupo B

Agora o grupo B :

Argentina .
Conhecemos bem , Tem que respeitar sempre . Ainda mais agora com o melhor do mundo Messi num time ofensivo e rapido com Di Maria , Tevez e o oportunista Higuain ( que seria reserva no meu time ideal, o titular ? Pallermo !!! ) , sob o comando de Veron , este sim , um verdadeiro craque. Precisa comprovar dentro de campo todo esse favoritismo , não consegue brilhar em copas há quase 24 anos.
Dentro das linhas , um time brilhante que não precisa provar nada a ninguém. Tem no time escritores fantásticos que já inspiraram e ainda inspiram escritores de todos os lugares do mundo . É um ótimo exemplo de um time que mescla a experiência com a juventude ( Alan Pauls e Rodrigo Fresan ). Vem com uma formação ofensiva com 6 no meio , são eles Rodrigo Fresan ( promissor , “Os Jardins de Kensington ) , Juan Jose Saer ( se lembre da trupe maluca dele no livro “ As Nuvens ) Alan Pauls ( “ O Passado” ) Leopoldo Lugones ( O mais velho do time que inspirou muito Borges no começo da carreira ,” Força Estranha” ), Tomas Eloy Martinez ( ótimo escritor , que de certa forma ajuda a entender um pouco da história moderna Argentina , “Evita” ) e o cérebro do time , autentico camisa 10 Julio Cortazar ( Genial . “Historia de Cronopios e Famas “ , “Jogo da Amarelinha” E uma ótima informação , esta saindo pela Alfaguara Espanhola , um "Novo" Cortazar , com um material inédito !!! Fiquei até emocionado em saber disso).
No Ataque 2 atacantes incríveis que foram amigos durante toda a vida e chegaram até a escrever alguns livros juntos , Jorge Luis Borges e Bioy Casares .
Joga bonito e vem como um dos grandes favoritos , dentro e fora dos campos.

Nigéria

Seleções africanas se repetem em todas as copas . Muito talento , mas falta disciplina pra transformar a força e essa habilidade em vitórias e quem sabe , títulos.
Como se viu no jogo com a Grecia onde um jogador nigeriano agrediu de forma infantil o jogador da Grecia , mesmo fora do gramado.
A grande representante na escrita é a jovem Chimammanda Ngozi Adichie , autora do livro “Meio sol amarelo” , que veio ao Brasil recentemente falar sobre o seu livro ( Flip 2008 ) , que mistura um pouco de vida real a ficção , mas ao mesmo tempo envolvente e muito sensível, alem de contar de uma maneira muito clara a história recente da Nigéria , país que infelizmente é marcado por corrupção e uma guerra civil ainda na decada de 60 . Belissimo Livro.
Ela também esta presente em uma lista da revista “The new Yorker “ , sobre 20 autores ou talentos abaixo dos 40 anos.
Pena que não tem grandes esperanças .

Grecia

A influencia dos gregos no mundo ocidental é imensa. Talvez nem seja possível pensar no mundo de hoje sem essa influencia. Na Escrita vai com o time mais experiente de toda a copa Aristotales , Platão, Euripedes, Sofocles e Socrates .
Muita conversa , filosofia pra La e pra Ca , mas na hora que interessa mesmo , acabam ficando de fora da ação .
Dentro do campo , uma seleção limitada que conseguiu sua primeira vitoria em copas .
Chances remotas .

Koréia do Sul

Dentro dos campos uma seleção muito rápido com alguns jogadores de destaque com o meia Park Jin Sun , jogador do Manchester United.
Infelizmente , a pessoa que escreve aqui do outro lado não conhece nada da Literatura Sul-Koreana . Seria fácil pesquisar no googlie e colocar qualquer autor aqui , mas a idéia são de autores que eu conheço de verdade.

Amanhã tem o grupo C, com talvez duas das maiores seleçoes de todos os tempos.

Um comentário:


Uma vida Iluminada