domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lição de Casa de Janeiro

Desde que eu entrei na livraria , aquela que ja era uma fixação na minha vida , tornou-se uma coisa obsessão : Livros.
Eu nem tinha tantos titulos assim , sempre fui um fanatico por sebos e livros velhos e tal. Só que um mundo novo se abriu e com isso muitos e muitos livros .
Acho que o grande apice disso tudo foi a feira dos livros na Usp , onde eu brilhei muito , mesmo.
E com a chegada desse novo ano , veio uma resolução menor , mas que tem sido muito estimulante.
Só que logo no começo tive um pequeno problema: passei por algumas mudanças e tentar ler todas as coisas do mundo e a minha lição de Janeiro foi começada algumas vezes , mas ao mesmo tempo deixada de lado muito rapido . Foram elas : Disparos do Front da Cultura Pop , Rock e Guerrilha e mais 2 livros que eu não tenho a minima idéia.
Então a minha lição foi uma lição "menor" , se comparada a minha companheira nessa jornada.

Memorias das Minhas Putas Tristes - Gabriel Garcia Marquez

Em seu ultimo livro , Gabo , conta a história de um jornalista que na véspera de completar 90 anos , como uma forma de presente de aniversário , decide se deitar com uma virgem , pura .
E se ao longo de toda a vida ele nunca se deitou com uma mulher que não aceitasse o seu dinheiro , quando vai deitar-se com essa jovem , ele descobre pela primeira vez o amor.
Como em outros livros do próprio autor , o amor , não é uma coisa assim tão simples e dessa vez não vai ser diferente. A menina , tem apenas 14 anos , trabalha e ainda tem que cuidar dos irmãos. Mas talvez esse nem seja o maior obstáculo , o problema mesmo é sentir isso quando ja não tem muita esperança que a vida va trazer alguma novidade.

O livro inteiro trata sobre envelhecer ou a própria velhice , o que diz realmente se envelhecemos mesmo ? A idade ? Mesmo depois de 90 anos é possivel se sentir jovem de novo ? O amor pouco tem a ver com a idade no final das contas e com isso em mente , nosso personagem segue com esse amor puro , compartilhado nas noites de sono com Delgaldina ( o nome que ele "acha" que seja o dela ) , com o quarto decorado do seu jeito , como se o cenario para viver esse amor , fosse unico , especial.

E mesmo sendo muito dificil lidar com esse novo sentimento , ele começa escrever cronicas cada vez mais apaixonadas e sensiveis para o jornal onde trabalha . E em alguns momentos ele pensa em como é ridiculo um velho como ele estar amando. O amor não deixa de ser um pouco ridiculo , não importa a idade e imaginar que ele pode chegar mesmo numa idade muito avançada é de certo modo reconfortante, até inspirador.

Acho que o unico problema do livro seja o tamanho , a leitura flui tão rapido , com uma prosa , um estilo , não sei dizer , tão agradavel que as 137 paginas , vão se passar como 30 e logo voce vai sentir falta desse escritor que eu tanto gosto ( e que sabendo que esse foi o seu ultimo livro , me deixou muito triste ) Gabriel Garcia Marquez.

Acho que foi um bom começo , mas logo eu ja vou poder publicar a minha resenha sobre a minha lição de casa de Fevereiro : Os Filhos de Anansi - Neil Gaiman.

By
Kalebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Uma vida Iluminada